Páginas

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

ralph gibson

"Em seus mais de quarenta anos de carreira, conquistou quinze prêmios internacionais e foi condecorado Commandeur l'Ordre des Arts et des Lettres da França e doutor honorário da University of Maryland e da Ohio Wesleyan University. Começou fotografando sob os ensinamentos de uma mestre da fotografia, Dorothea Lange, e em seguida com Robert Frank. Com eles aprendeu o rigor da técnica, a luz perfeita, o enquadramento detalhado, mas como todo bom aluno, supera seus mestres(!?). Tem mais de 30 livros publicados(!), entre eles o Libris ex, resultado de uma pesquisa e documentação fotográfica do aspecto visual da escrita em suas várias formas. Ele, aliás, tem verdadeiro fascínio por livros e adora escrever. Já fez mais de 35 monografias, a mais atual Light Strings, publicada em 2004.

Suas fotografias estão incluídas em mais de cento e cinqüenta coleções em museus pelo mundo e apareceram em centenas de exposições. Seu estilo particular já foi várias vezes apontado por críticos como cruzamento das tendências surrealista e minimalista.

Quando olhamos as fotografias criadas por Gibson vemos que elas são esculpidas como a arte dos grandes mestres(!?) e aí entendemos a força da mensagem fotográfica. Nas fotos de Ralph Gibson, encontramos a poesia(!?), ou o encontro entre a técnica e a expressão. Suas fotos são emoção pura(!?), deixando de lado o tradicional documentarismo americano. Suas imagens são uma aula da boa fotografia e para os detratores do preto e branco, Ralph Gibson nos mostra que a fotografia sem o recurso das cores é sempre contemporânea."

Tudo bem ,já entendi que o rapaz é famoso,agora:dá pra alguem me explicar porque a foto mostrada se chama " leda-days at sea"???Gostou do estilo?Achou vulgar,estranho?Eu achei pra lá de bizarro,veja o resto no site http://www.ralphgibson.com/ tem outras mais estranhas....

http://images.artnet.com/artwork_images_357_349536_ralph-gibson.jpg

Nenhum comentário: